Estudos têm mostrado cada vez mais a imensa quantidade de agrotóxicos nos alimentos. Com isso, cada vez mais o consumo dos orgânicos tem sido incentivado.

Mas afinal, o que é um alimento orgânico?
O termo “orgânico” se refere à forma como os produtos agrícolas são cultivados e processados.
O alimento orgânico deve ser cultivado em solo seguro, sem alterações e deve permanecer separado dos produtos convencionais. Os agricultores não estão autorizados a utilizar nenhum tipo de agrotóxico, pesticidas sintéticos, bioengenharia genética (OGM), adubos à base de petróleo e fertilizantes químicos. Devem ser usados apenas adubos e fertilizantes naturais, sem química.
Na pecuária orgânica os animais devem ter acesso ao ar livre e ter alimentos biológicos. Eles não podem utilizar antibióticos, hormônios de crescimento.

E os benefícios:
Alguns estudos demonstram que alimentos orgânicos têm mais nutrientes do que os convencionais, isso acontece porque os antioxidantes da planta, servem para sua defesa contra agentes agressores (parasitas,insetos), mas na presença do agrotóxico a planta não precisa se defender, produzindo assim menores níveis de antioxidantes
Além disso, existem casos de alergias alimentares, produtos químicos ou conservantes, que podem estar diretamente relacionados a presença de agrotóxicos nos alimentos.
Contém menos pesticidas. Os pesticidas são produtos químicos, como fungicidas, herbicidas e inseticidas. Estes produtos são amplamente utilizados na agricultura convencional, seus resíduos permanecem nos alimentos que comemos e ficam no nosso corpo.

O perigo dos agrotóxicos:
Crianças e fetos são mais vulneráveis à exposição dos pesticidas! Devido ao seu menor desenvolvimento do sistema imunológico, e pelo fato de seus corpos e cérebros ainda estarem se desenvolvendo eles são rapidamente intoxicados por essas substâncias.
Estudos sugerem que a exposição e ingestão de agrotóxicos em uma idade precoce pode causar atrasos no desenvolvimento e distúrbios comportamentais.
A maioria de nós tem um acúmulo de produtos químicos em nosso corpo, devido a exposição por vários anos a esses tipos de agrotóxicos. Essa exposição pode levar a problemas de saúde tais como dores de cabeça, além de debilitar o sistema imunológico.Cada vez mais tem se estudado os efeitos maléficos dos agrotóxicos sobre o corpo humano, e cada vez mais tem se incentivado o consumo de alimentos orgânicos.

Colaborando com o meio ambiente:
É melhor para o ambiente!!
Suas práticas ajudam a reduzir a poluição (ar, água, solo), economizar água, reduzir a erosão do solo, aumentar a fertilidade do solo e ainda consome menos energia.
Além de tudo isso ela é melhor para as aves e pequenos animais, que também se alimentam desses vegetais, já que os pesticidas químicos podem dificultar a reprodução das aves e dos pequenos animais, e até mesmo matá-los.

Alimentos que possuem maiores quantidades de agrotóxicos:
Maçãs – Pimentão – Cenoura – Mamão papaya – Tomate – Cerejas – Uva – Couve – Alface – Pêssego – Pêra – Morango

Alimentos que têm níveis mais baixos de pesticidas:
Aspargos – Abacate – Brócolis – Repolho – Milho – Berinjela – Kiwi – Manga – Cebola – Batata – Melancia

Tem jeito de eliminar o agrotóxico dos alimentos?
Enxaguar muito bem reduz, mas não elimina tudo.
Tirar a casca pode ajudar um pouco, mas com isso, muitos nutrientes são perdidos, e ainda ficam resíduos desses agrotóxicos.

O que fazer?
Tenha uma dieta variada,
Lave muito bem todos os alimentos,
Compre orgânicos sempre que possível!!!

Na hora de comprar produtos orgânicos, procure sempre pelos selos de certificação: